PARA ADICIONAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS

CTRL+D

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick Swayze, ator de Ghost e Dirty Dancing, morre aos 57 anos


O ator Patrick Swayze, mundialmente conhecido por seu trabalho em Ghost – Do Outro Lado da Vida, morreu nesta segunda-feira (14/09) aos 57 anos. Swayze lutava, há 20 meses contra um câncer no pâncreas. "Patrick Swayze nos deixou pacificamente hoje com sua família ao seu lado", afirmou a assessora de imprensa do ator em comunicado.

Dançarino, Swayze estreou no cinema em 1979 no filme Shaketown U.S.A., no qual ele interpreta Ace Johnson, líder de uma gangue que entra em uma competição de patinação. Quatro anos depois, seria dirigido por Francis Ford Copolla em Vidas Sem Rumo, com nomes como Matt Dillon, Ralph Macchio, Emilio Estevez e Tom Cruise no elenco.

Em 1987, viria o primeiro sucesso, Dirty Dancing – Ritmo Quente, que explorava todos os seu talento como dançarino. O filme se tornou um marco entre os musicais dos anos 80. Mas nem tudo eram flores na carreira em ascendência do ator. Dois anos depois, ele seria indicado ao Framboesa de Ouro, o anti-Oscar, por seu trabalho em Matador de Aluguel.

O maior sucesso de sua carreira veio com Ghost – Do Outro Lado da Vida, de 1990. O longa, coprotagonizado por Demi Moore, foi indicado a cinco Oscars, tendo ganho os de Melhor Roteiro Original e de Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg).

Em 1991, trabalhou pela segunda vez com Keanu Reeves, em Caçadores de Emoção. No ano seguinte, fincaria seu pé em filmes dramáticos com Cidade da Esperança e continuaria no filão com Os Três Desejos, de 1995. No mesmo ano, protagonizaria a aventura Super-heróis do Oeste.

No fim da década, especificamente em 1998, seria a estrela do suspense Cartas de um Assassino. Swayze entrou nos anos 2000 com Donnie Darko, filme que revelou Jake Gyllenhaal para o cinema. Em 2004, participou da seqüência do filme que o apresentou, Dirty Dancing – Noites de Havana.

Antes de diagnosticar o câncer no pâncreas, Patrick Swayze participou da série The Beast na pele de Charles Barker. Em 30 anos de carreira, recebeu três indicações ao Globo de Ouro. Seu último filme foi Powder Blue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário